Lembramos que se trata simplesmente de uma enquete, “não é em hipótese alguma pesquisa eleitoral”. Lembramos que nossas enquetes não são pesquisas oficias apenas pesquisa de opinião pública, não podendo ser utilizada ou divulgada em outros veículos de comunicação ou como instrumento de campanha. Por ser aberta a todos, onde podem votar, pessoas que não tem o titulo de eleitor em Cuiabá ou ainda não o possuem..

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Professor João Batista destaca firmeza do conselheiro Antônio Joaquim na proteção do transporte escolar em Mato Grosso

  

Professor e ativista João Batista de Oliveira elogia a atuação firme do conselheiro Antônio Joaquim na defesa dos direitos das crianças e da boa gestão pública

Por Redação – Portal Vidas e Direitos Humanos
23 de outubro de 2025


O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) determinou que a Prefeitura de Cáceres comprove, de forma imediata, a realização das vistorias obrigatórias nos veículos do transporte escolar junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).
A medida foi tomada após a Operação Transporte Escolar Seguro apontar graves irregularidades nas condições dos ônibus utilizados pelos alunos da rede pública municipal. Nenhum dos 30 veículos fiscalizados possuía o selo de inspeção obrigatória.

O conselheiro relator do processo, Antônio Joaquim, destacou que a prefeitura deve apresentar fotos dos selos de inspeção ou documentos que comprovem o agendamento das vistorias.

“É crucial que a administração priorize a regularização de todos os veículos junto ao Detran, garantindo a segurança e a legalidade do transporte escolar”, enfatizou o conselheiro, reforçando o papel fiscalizador e preventivo do TCE-MT na proteção da vida dos estudantes.

A operação, realizada no primeiro semestre de 2025, analisou itens de conservação, documentação e segurança dos ônibus escolares, resultando em uma série de recomendações. Entre os problemas identificados, três motoristas não possuíam o curso obrigatório para condução de escolares, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Além disso, foram constatados certificados do Inmetro vencidosfalhas na sinalização luminosabancos danificados e pneus em mau estado. Parte da frota também operava sem controle atualizado dos cronotacógrafos, equipamentos que registram a velocidade e o tempo de direção dos veículos.

A decisão do conselheiro Antônio Joaquim acompanha o parecer do Ministério Público de Contas (MPC) e determina a abertura de um processo de monitoramento para verificar se a Prefeitura de Cáceres adotará, de fato, as providências recomendadas. O voto foi aprovado por unanimidade no Plenário Virtual do TCE-MT.


Reconhecimento público e elogio à atuação do conselheiro

O professor e ativista João Batista de Oliveira (Joãozinho), diretor do Portal Vidas e Direitos Humanos, elogiou de forma enfática a atuação do conselheiro Antônio Joaquim.
Para ele, o trabalho do TCE-MT tem sido fundamental para garantir transparência, responsabilidade e, principalmente, a segurança e a dignidade das crianças que dependem do transporte escolar público.

“O conselheiro Antônio Joaquim é um exemplo de servidor público comprometido com a ética, com a fiscalização e com a vida das pessoas. Ele tem mostrado, com firmeza e sensibilidade humana, que o papel do Tribunal de Contas vai muito além dos números: é também proteger vidas, assegurar direitos e promover justiça social. Como educador e ativista, eu me sinto representado pela sua postura corajosa e técnica”, afirmou João Batista de Oliveira.

O professor também destacou que o TCE-MT, sob a relatoria de Antônio Joaquim, vem atuando com rigor e equilíbrio, exigindo dos gestores municipais um padrão mais alto de zelo e planejamento.

“Quando o Tribunal age dessa forma, ele fortalece a cidadania. A educação só é de qualidade quando o transporte é seguro e quando há respeito pelas crianças e pelos profissionais da educação”, completou Joãozinho.


Operação Transporte Escolar Seguro

A operação foi coordenada pelas Secretarias de Controle Externo (Secex) e pela Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex) do TCE-MT. Além de Cáceres, a fiscalização ocorreu em Pedra Preta, Chapada dos Guimarães, Comodoro, Confresa, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Santo Antônio de Leverger e Sinop.

Os municípios foram selecionados com base em denúncias e representações internas e externas recebidas desde 2022, bem como nos resultados da Auditoria de Conformidade sobre o Transporte Escolar, realizada em 2020.

Com essa ação, o TCE-MT reforça seu compromisso com a transparência, a segurança pública e o direito à educação digna, valores amplamente defendidos pelo conselheiro Antônio Joaquim e reconhecidos por lideranças sociais em todo o estado.

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More